domingo, julho 26, 2015

10 aplicativos para complementar seus estudos para concursos

Conseguir uma aprovação em um concurso público é um projeto que exige dedicação, esforço e muitas horas de estudo por dia. Para turbinar essa preparação, a tecnologia pode ser usada a favor do candidato, neste caso, os smartphones podem ganhar nova função com os aplicativos de estudo para concursos.
As ferramentas estão disponíveis em versões pagas ou gratuitas para as plataformas Android e iOS.
“Se utilizados com sabedoria, os aplicativos são um grande diferencial na preparação do candidato. Eles nos auxiliam a fazer o tempo render mais e, com isso, aumentar nossa produtividade: mais matérias estudadas em menos tempo”, afirma Marcello Leal, professor e especialista em concursos. 
Veja 10 aplicativos para 'turbinar' o estudo para concursos:
Estratégia Concursos tem mais de 30 mil questões (Foto: Reprodução)
1) Estratégia Concursos
Aplicativo oferece mais de 30 mil questões em 10 disciplinas, como português, raciocínio lógico, direito constitucional, entre outras. Os candidatos podem criar simulados e visualizar as estatísticas de cada prova, acompanhando seus resultados e seu desempenho com o passar do estudo. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android e iOS.


iQuestões Concursos e OAB (Foto: Reprodução)
2) iQuestões Concursos e OAB
Provas são separadas por bancas, nível de escolaridade e órgãos. O candidato pode adaptar o estudo para o concurso que vai fazer. Aplicativo é gratuito, mas algumas questões são liberadas apenas para os ususários que assinam pacotes. Disponível para Android e iOS.



Concursos: Aulas, provas e OAB  (Foto: Reprodução)
3) Concursos: Aulas, provas e OAB 
Os candidatos vão encontrar videoaulas de diversas disciplinas (português, direito constitucional, raciocínio lógico, entre outras), material para leitura e exercícios. Os simulados estão divididos por cargo. Ainda é possível acessar um calendário de concursos, notícias, agenda de concursos e estatísticas. O aplicativo é gratuito, mas o candidato pode fazer uma assinatura para acessar todos os conteúdos do app. Disponível para Android e iOS.

  •  
Concursare Concursos (Foto: Reprodução)
4) Concursare Concursos 
Aplicativo oferece videoaulas de diversas disciplinas, como português, matemática, informática, atualidades, direito constitucional, entre outros. Em cada matéria existe uma subdivisão, em que o candidato consegue estudar conteúdos específicos. Em português, por exemplo, é possível ver aulas sobre predicado, análise sintática ou tópicos que são pedidos no edital do concurso. Não há simulados. Aplicativo é gratuito, mas os candidatos podem ter acesso ilimitado ao conteúdo por meio de uma assinatura mensal. Disponível para Android e iOS.

Aprovado - Estudos e concursos (Foto: Reprodução)
5) Aprovado – Estudos e concursos 
Aplicativo ajuda a organizar os estudos com planilhas de estudo e gerenciamento de horas de estudo, em que o candidato consegue saber exatamente quanto tempo estuda por dia. Também é possível analisar gráficos e relatórios detalhados com a evolução do estudo. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android e iOS.

  •  
Gabaritar (Foto: Reprodução)
6) Gabaritar 
O candidato pode criar diversos planos de estudo para cada concurso que pretende fazer. Questões O aplicativo também permite o registro das horas de estudo de cada disciplina e faz o cálculo da quantidade de horas recomendadas, meta diária e meta total. Aplicativo é gratuito, mas o candidato precisa pagar para ter acesso a alguns, como o de inéditas da Caixa. Disponível para Android e iOS.

Casa das Questões (Foto: Reprodução)
7) Casa das Questões 
Aplicativo conta com mais de 13 mil questões de concursos públicos de todo o país. O candidato pode customizar cada simulado escolhendo banca, ano, órgão, escolaridade e disciplinas. Entre as disciplinas disponíveis estão: ética, informática e atendimento e técnicas de vendas. Também é possível acompanhar o tempo gasto nos simulados e também estatísticas sobre as provas. O aplicativo é gratuito, mas há conteúdo exclusivo para quem paga assinatura. Disponível para Android e iOS.

  •  
Tá na Mão Concursos (Foto: Reprodução)
8) Tá na Mão Concursos
No aplicativo, os candidatos têm acesso a mais de 6 mil questões de 10 disciplinas, como informática, português, raciocínio lógico e matemática financeira. Ainda é possível acompanhar as notícias no mundo de concursos. Os simulados podem ser divididos por subtemas, dentro de cada matéria, além do recorte por banca, órgão, cargo, nível de escolaridade e ano. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android.

Concurso Fácil (Foto: Reprodução)
9) Concurso Fácil
O candidato pode criar seu simulado com os filtros de ano, banca, órgão, cargo e nível de escolaridade. Entre as opções estão: direito administrativo, direito constitucional e questões da Câmara dos Deputados. Outra opção é usar a ferramenta de simulado aleatório, em que o próprio sistema determina as questões que serão respondidas. É possível acompanhar o desempenho nas estatísticas. Aplicativo é gratuito, mas o usuário pode assinar pacotes de questões. Disponível para Android.

Português Pro para Concursos (Foto: Reprodução)
10) Português Pro para Concursos
Como o próprio nome diz, este aplicativo é focado no estudo da língua portuguesa. São mais de 3 mil questões divididas por assunto, como ortografia e semântica, significação das palavras e figuras de linguagem. Os candidatos podem criar os simulados por tema, número de questões e tipo de resposta (alternativa ou certo e errado). Ao final de cada simulado é possível ver a estatística de erros e acertos. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android.

Prós e contras
Segundo Leal, os aplicativos são uma boa alternativa para os candidatos que passam muito tempo no trânsito e querem aproveitar para estudar. "Eles nos auxiliam a fazer o tempo render mais e, com isso, aumentar nossa produtividade. Quando se sabe quantas horas líquidas se está estudando, e se esse valor for inferior a 75% das horas brutas, quer dizer que é o momento é de avaliar a rotina e o ambiente. Tempo ocioso passado fora do local dos estudos também pode ser convertido em uma excelente oportunidade para não perder o pique", diz.
De acordo com os especialistas, os aplicativos não devem substituir o estudo com livros, fichas-resumo ou o cursinho. "Aplicativos são boas ferramentas de auxílio. No entanto, há informações e conhecimentos mais aprofundados que somente podem ser obtidos em livros ou cursos preparatórios", afirma João Mendes, coordenador do curso Ênfase.
Leal ressalta que para uma plena ativação da memória é necessário ter um material de estudo próprio. "Fichas, mapas mentais ou resumos, o que o candidato preferir. Esse material será a compreensão daquilo que o candidato vem estudando e não pode ser montado em um aplicativo", completa.

quinta-feira, julho 09, 2015

APOsTILA - ASSISTENTE SOCIAL - CONCURSO CRESS/PB

Oi galera, boa tarde.

Eu preparei uma apostila para mim estudar para o concurso do CRESS/PB da Paraíba, com questões e alguns textos sobre Serviço Social, Informática e Português...

Acontece que eu não poderei fazer a prova pois não estarei aqui no período. Decidi socializar a apostila... Bem, queria muito socializar de forma gratuita, mas como tive um trabalhinho e estou com muitas dívidas e desempregada,  vou pedir um preço simbólico de 15 reais para disponibilizar... só pelo gasto de tempo que tive em organizar mesmo.

Quem quiser me manda um e-mail:
shellen_@hotmail.com

Ou um whats: 83 - 88678952

segunda-feira, julho 06, 2015

Assistência Social para concursos - Serviço Social (resumo e questões)

A Assistência Social se configura na atualidade coo uma das mais importantes políticas sociais da Seguridade Social, e uma das que oferecem mais oportunidades de trabalho para o profissional de Serviço Social. Isso ocorreu principalmente a partir da implementação do SUAS - Sistema Único da Assistência Social.

Assim, trata-se de uma matéria fundamental para o exercimento da profissão, assim como para aqueles que almejam um cargo no funcionalismo público.

Como se trata de algo bem amplo, aqui traremos a Assistência de forma mais geral, sem especificar, por exemplo, alguns temas relevantes e que merecem um tópico único, como o caso de famílias.

Conforme colocado no artigo anterior (Seguridade Social para concurso - Serviço Social (Resumos e questões)) a Assistência Social é uma das políticas do tripé da Seguridade Social, se configurando enquanto uma política NÃO CONTRIBUTIVA e que está voltada aos setores com vulnerabilidade social e que necessitam desta.

Entre os principais pilares da assistência social no Brasil estão a Constituição Federal de 1988, que dá as diretrizes para a gestão das políticas públicas, e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), de 1993, que estabelece os objetivos, princípios e diretrizes das ações.



"Durante muitos anos a questão social esteve ausente das formulações de políticas no país. O grande marco é a Constituição de 1988, chamada de Constituição Cidadã, que confere, pela primeira vez, a condição de política pública à assistência social, constituindo, no mesmo nível da saúde e previdência social, o tripé da seguridade social que ainda se encontra em construção no país." (LOAS, 1993, p 04).







Assim, no que tange o marco legal, a ASSISTÊNCIA SOCIAL encontra-se nos artigos 203 à 204, buscando: SELEÇÃO, PREVENÇÃO e ELIMINAÇÃO DE RISCOS E VULNERABILIDADE SOCIAIS

A assistência social encontra fundamento nos arts. 203 e 204, da CF/88, bem como na Lei n. 8.742/93, denominada Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), consolidada com a Lei n. 12.101/09, tendo aquela criado o atual Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS),que fixa normas para a atuação de entidades e organizações sem fins lucrativos na área.

ASSISTENCIA SOCIAL – ART 203 à 204
São seus objetivos :
art. 203, da CF/88
(i) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, incluído o amparo a crianças e adolescentes carentes;
(ii) a promoção da integração ao mercado de trabalho;
(iii) a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e
(iv) a garantia de um salário-mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não terem meios de fazê-lo por si ou por suas famílias

Recebem o BPC (beneficio de prestação continuada – 1 salário minimo), nos termos da LOAS:
  • o idoso, com 65 anos ou mais,
  • o portador de deficiência,
  • e os de natureza eventual (auxílio-natalidade e auxílio por morte)

De qualquer maneira tem que ser uma "pessoa carente" para ser beneficiado.
OU SEJA: aquelas que tenham renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo estipulado nos arts. 20 e 22, da Lei n. 8.742/93, e art. 34, da Lei n. 10.741/03).




O que é o SUAS? Sistema articulador e provedor de ações em diferentes níveis de complexidade: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.


Estabelece três funções para a Política de Assistência Social: 
  • Proteção Social; 
  • Vigilância Socioassistencial; 
  • Defesa Social e Institucional.

Na figura abaixo, podemos visualizar como funciona e se hierarquiza a rede de proteção social:








"A definição dos campos de proteção social (básica ou especial) que compete à assistência e às demais políticas sociais é fundamental, não por mero  preciosismo conceitual, mas por outras razões. Primeiro, porque o sentido de proteção social extrapola a possibilidade de uma única política social e requer o estabelecimento de um conjunto de políticas públicas que garantam direitos e respondam a diversas e complexas necessidades básicas (PEREIRA, 2000) da vida social. Desse modo, à Assistência Social não se pode atribuir a tarefa de realizar exclusivamente a proteção social. Esta compete, articuladamente,às políticas de emprego, saúde, Previdência, habitação, transporte e Assistência, nos termos do artigo 60 da Constituição Federal."
(CFESS, Parâmetros para atuação  do Assistente Social na Assistência Social)





QUESTÕES

1.  Analise as assertivas sobre a trajetória da Assistência Social nas Políticas Sociais. E, após assinale a alternativa correta.
I. A Assistência Social faz parte da Seguridade Social do Brasil juntamente com a Educação e a Saúde.
II. No Brasil, até 1930, não havia uma compreensão da pobreza enquanto expressão da questão social e quando esta emergia para a sociedade, era tratada como “caso de polícia” e problematizada por intermédio de seus aparelhos repressivos. Dessa forma a pobreza era tratada como disfunção individual.
III. A primeira grande regulação da assistência social no país foi a instalação do Conselho Nacional de Serviço Social – CNSS.
IV. A Assistência Social faz parte da Seguridade Social do País e foi a primeira política a ser regulamentada.
  1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  

2. Segundo a Política Nacional de Assistência Social/PNAS- 2004, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) comporta quatro tipos de gestão, dos municípios, do Distrito Federal, dos estados e da União. No caso dos
municípios, três níveis de gestão são possíveis: inicial, básico e pleno. Considerando o estabelecido na PNAS-2004, são requisitos para gestão básica:
  1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
3. A garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme regulamentação em lei, é uma previsão constitucional que atribui um benefício
4 São princípios que regem a assistência social:
5 O Art. 30 da LOAS (Capítulo V – Do Financiamento da Assistência Social) estipula que, para que haja o repasse de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social da União para os Municípios, Estados e Distrito Federal, é necessária a efetiva instituição e funcionamento, dentre outros,
6 A LOAS, em seu Art. 12, afirma ser competência da União, dentre outras funções,
7 O SUAS define e organiza os elementos essenciais à execução da política de assistência social, possuindo, como eixos estruturantes,
8 Se o idoso ou seus familiares não possuir condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento no âmbito:
9 Em relação à saúde e à assistência social, está previsto na Constituição Federal brasileira que
10 A inclusão da Assistência Social na Constituição Federal Brasileira de 1988 significou a ampliação no campo dos direitos humanos e sociais e, como consequência, introduziu a exigência de

















G




GABARITO:

1. c
2. b
3. a
4. a
5. a
6. c
7. a
8. b
9. b
10. e




Confira também:

domingo, julho 26, 2015

10 aplicativos para complementar seus estudos para concursos

Conseguir uma aprovação em um concurso público é um projeto que exige dedicação, esforço e muitas horas de estudo por dia. Para turbinar essa preparação, a tecnologia pode ser usada a favor do candidato, neste caso, os smartphones podem ganhar nova função com os aplicativos de estudo para concursos.
As ferramentas estão disponíveis em versões pagas ou gratuitas para as plataformas Android e iOS.
“Se utilizados com sabedoria, os aplicativos são um grande diferencial na preparação do candidato. Eles nos auxiliam a fazer o tempo render mais e, com isso, aumentar nossa produtividade: mais matérias estudadas em menos tempo”, afirma Marcello Leal, professor e especialista em concursos. 
Veja 10 aplicativos para 'turbinar' o estudo para concursos:
Estratégia Concursos tem mais de 30 mil questões (Foto: Reprodução)
1) Estratégia Concursos
Aplicativo oferece mais de 30 mil questões em 10 disciplinas, como português, raciocínio lógico, direito constitucional, entre outras. Os candidatos podem criar simulados e visualizar as estatísticas de cada prova, acompanhando seus resultados e seu desempenho com o passar do estudo. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android e iOS.


iQuestões Concursos e OAB (Foto: Reprodução)
2) iQuestões Concursos e OAB
Provas são separadas por bancas, nível de escolaridade e órgãos. O candidato pode adaptar o estudo para o concurso que vai fazer. Aplicativo é gratuito, mas algumas questões são liberadas apenas para os ususários que assinam pacotes. Disponível para Android e iOS.



Concursos: Aulas, provas e OAB  (Foto: Reprodução)
3) Concursos: Aulas, provas e OAB 
Os candidatos vão encontrar videoaulas de diversas disciplinas (português, direito constitucional, raciocínio lógico, entre outras), material para leitura e exercícios. Os simulados estão divididos por cargo. Ainda é possível acessar um calendário de concursos, notícias, agenda de concursos e estatísticas. O aplicativo é gratuito, mas o candidato pode fazer uma assinatura para acessar todos os conteúdos do app. Disponível para Android e iOS.

  •  
Concursare Concursos (Foto: Reprodução)
4) Concursare Concursos 
Aplicativo oferece videoaulas de diversas disciplinas, como português, matemática, informática, atualidades, direito constitucional, entre outros. Em cada matéria existe uma subdivisão, em que o candidato consegue estudar conteúdos específicos. Em português, por exemplo, é possível ver aulas sobre predicado, análise sintática ou tópicos que são pedidos no edital do concurso. Não há simulados. Aplicativo é gratuito, mas os candidatos podem ter acesso ilimitado ao conteúdo por meio de uma assinatura mensal. Disponível para Android e iOS.

Aprovado - Estudos e concursos (Foto: Reprodução)
5) Aprovado – Estudos e concursos 
Aplicativo ajuda a organizar os estudos com planilhas de estudo e gerenciamento de horas de estudo, em que o candidato consegue saber exatamente quanto tempo estuda por dia. Também é possível analisar gráficos e relatórios detalhados com a evolução do estudo. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android e iOS.

  •  
Gabaritar (Foto: Reprodução)
6) Gabaritar 
O candidato pode criar diversos planos de estudo para cada concurso que pretende fazer. Questões O aplicativo também permite o registro das horas de estudo de cada disciplina e faz o cálculo da quantidade de horas recomendadas, meta diária e meta total. Aplicativo é gratuito, mas o candidato precisa pagar para ter acesso a alguns, como o de inéditas da Caixa. Disponível para Android e iOS.

Casa das Questões (Foto: Reprodução)
7) Casa das Questões 
Aplicativo conta com mais de 13 mil questões de concursos públicos de todo o país. O candidato pode customizar cada simulado escolhendo banca, ano, órgão, escolaridade e disciplinas. Entre as disciplinas disponíveis estão: ética, informática e atendimento e técnicas de vendas. Também é possível acompanhar o tempo gasto nos simulados e também estatísticas sobre as provas. O aplicativo é gratuito, mas há conteúdo exclusivo para quem paga assinatura. Disponível para Android e iOS.

  •  
Tá na Mão Concursos (Foto: Reprodução)
8) Tá na Mão Concursos
No aplicativo, os candidatos têm acesso a mais de 6 mil questões de 10 disciplinas, como informática, português, raciocínio lógico e matemática financeira. Ainda é possível acompanhar as notícias no mundo de concursos. Os simulados podem ser divididos por subtemas, dentro de cada matéria, além do recorte por banca, órgão, cargo, nível de escolaridade e ano. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android.

Concurso Fácil (Foto: Reprodução)
9) Concurso Fácil
O candidato pode criar seu simulado com os filtros de ano, banca, órgão, cargo e nível de escolaridade. Entre as opções estão: direito administrativo, direito constitucional e questões da Câmara dos Deputados. Outra opção é usar a ferramenta de simulado aleatório, em que o próprio sistema determina as questões que serão respondidas. É possível acompanhar o desempenho nas estatísticas. Aplicativo é gratuito, mas o usuário pode assinar pacotes de questões. Disponível para Android.

Português Pro para Concursos (Foto: Reprodução)
10) Português Pro para Concursos
Como o próprio nome diz, este aplicativo é focado no estudo da língua portuguesa. São mais de 3 mil questões divididas por assunto, como ortografia e semântica, significação das palavras e figuras de linguagem. Os candidatos podem criar os simulados por tema, número de questões e tipo de resposta (alternativa ou certo e errado). Ao final de cada simulado é possível ver a estatística de erros e acertos. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android.

Prós e contras
Segundo Leal, os aplicativos são uma boa alternativa para os candidatos que passam muito tempo no trânsito e querem aproveitar para estudar. "Eles nos auxiliam a fazer o tempo render mais e, com isso, aumentar nossa produtividade. Quando se sabe quantas horas líquidas se está estudando, e se esse valor for inferior a 75% das horas brutas, quer dizer que é o momento é de avaliar a rotina e o ambiente. Tempo ocioso passado fora do local dos estudos também pode ser convertido em uma excelente oportunidade para não perder o pique", diz.
De acordo com os especialistas, os aplicativos não devem substituir o estudo com livros, fichas-resumo ou o cursinho. "Aplicativos são boas ferramentas de auxílio. No entanto, há informações e conhecimentos mais aprofundados que somente podem ser obtidos em livros ou cursos preparatórios", afirma João Mendes, coordenador do curso Ênfase.
Leal ressalta que para uma plena ativação da memória é necessário ter um material de estudo próprio. "Fichas, mapas mentais ou resumos, o que o candidato preferir. Esse material será a compreensão daquilo que o candidato vem estudando e não pode ser montado em um aplicativo", completa.

quinta-feira, julho 09, 2015

APOsTILA - ASSISTENTE SOCIAL - CONCURSO CRESS/PB

Oi galera, boa tarde.

Eu preparei uma apostila para mim estudar para o concurso do CRESS/PB da Paraíba, com questões e alguns textos sobre Serviço Social, Informática e Português...

Acontece que eu não poderei fazer a prova pois não estarei aqui no período. Decidi socializar a apostila... Bem, queria muito socializar de forma gratuita, mas como tive um trabalhinho e estou com muitas dívidas e desempregada,  vou pedir um preço simbólico de 15 reais para disponibilizar... só pelo gasto de tempo que tive em organizar mesmo.

Quem quiser me manda um e-mail:
shellen_@hotmail.com

Ou um whats: 83 - 88678952

segunda-feira, julho 06, 2015

Assistência Social para concursos - Serviço Social (resumo e questões)

A Assistência Social se configura na atualidade coo uma das mais importantes políticas sociais da Seguridade Social, e uma das que oferecem mais oportunidades de trabalho para o profissional de Serviço Social. Isso ocorreu principalmente a partir da implementação do SUAS - Sistema Único da Assistência Social.

Assim, trata-se de uma matéria fundamental para o exercimento da profissão, assim como para aqueles que almejam um cargo no funcionalismo público.

Como se trata de algo bem amplo, aqui traremos a Assistência de forma mais geral, sem especificar, por exemplo, alguns temas relevantes e que merecem um tópico único, como o caso de famílias.

Conforme colocado no artigo anterior (Seguridade Social para concurso - Serviço Social (Resumos e questões)) a Assistência Social é uma das políticas do tripé da Seguridade Social, se configurando enquanto uma política NÃO CONTRIBUTIVA e que está voltada aos setores com vulnerabilidade social e que necessitam desta.

Entre os principais pilares da assistência social no Brasil estão a Constituição Federal de 1988, que dá as diretrizes para a gestão das políticas públicas, e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), de 1993, que estabelece os objetivos, princípios e diretrizes das ações.



"Durante muitos anos a questão social esteve ausente das formulações de políticas no país. O grande marco é a Constituição de 1988, chamada de Constituição Cidadã, que confere, pela primeira vez, a condição de política pública à assistência social, constituindo, no mesmo nível da saúde e previdência social, o tripé da seguridade social que ainda se encontra em construção no país." (LOAS, 1993, p 04).







Assim, no que tange o marco legal, a ASSISTÊNCIA SOCIAL encontra-se nos artigos 203 à 204, buscando: SELEÇÃO, PREVENÇÃO e ELIMINAÇÃO DE RISCOS E VULNERABILIDADE SOCIAIS

A assistência social encontra fundamento nos arts. 203 e 204, da CF/88, bem como na Lei n. 8.742/93, denominada Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), consolidada com a Lei n. 12.101/09, tendo aquela criado o atual Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS),que fixa normas para a atuação de entidades e organizações sem fins lucrativos na área.

ASSISTENCIA SOCIAL – ART 203 à 204
São seus objetivos :
art. 203, da CF/88
(i) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, incluído o amparo a crianças e adolescentes carentes;
(ii) a promoção da integração ao mercado de trabalho;
(iii) a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e
(iv) a garantia de um salário-mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não terem meios de fazê-lo por si ou por suas famílias

Recebem o BPC (beneficio de prestação continuada – 1 salário minimo), nos termos da LOAS:
  • o idoso, com 65 anos ou mais,
  • o portador de deficiência,
  • e os de natureza eventual (auxílio-natalidade e auxílio por morte)

De qualquer maneira tem que ser uma "pessoa carente" para ser beneficiado.
OU SEJA: aquelas que tenham renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo estipulado nos arts. 20 e 22, da Lei n. 8.742/93, e art. 34, da Lei n. 10.741/03).




O que é o SUAS? Sistema articulador e provedor de ações em diferentes níveis de complexidade: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.


Estabelece três funções para a Política de Assistência Social: 
  • Proteção Social; 
  • Vigilância Socioassistencial; 
  • Defesa Social e Institucional.

Na figura abaixo, podemos visualizar como funciona e se hierarquiza a rede de proteção social:








"A definição dos campos de proteção social (básica ou especial) que compete à assistência e às demais políticas sociais é fundamental, não por mero  preciosismo conceitual, mas por outras razões. Primeiro, porque o sentido de proteção social extrapola a possibilidade de uma única política social e requer o estabelecimento de um conjunto de políticas públicas que garantam direitos e respondam a diversas e complexas necessidades básicas (PEREIRA, 2000) da vida social. Desse modo, à Assistência Social não se pode atribuir a tarefa de realizar exclusivamente a proteção social. Esta compete, articuladamente,às políticas de emprego, saúde, Previdência, habitação, transporte e Assistência, nos termos do artigo 60 da Constituição Federal."
(CFESS, Parâmetros para atuação  do Assistente Social na Assistência Social)





QUESTÕES

1.  Analise as assertivas sobre a trajetória da Assistência Social nas Políticas Sociais. E, após assinale a alternativa correta.
I. A Assistência Social faz parte da Seguridade Social do Brasil juntamente com a Educação e a Saúde.
II. No Brasil, até 1930, não havia uma compreensão da pobreza enquanto expressão da questão social e quando esta emergia para a sociedade, era tratada como “caso de polícia” e problematizada por intermédio de seus aparelhos repressivos. Dessa forma a pobreza era tratada como disfunção individual.
III. A primeira grande regulação da assistência social no país foi a instalação do Conselho Nacional de Serviço Social – CNSS.
IV. A Assistência Social faz parte da Seguridade Social do País e foi a primeira política a ser regulamentada.
  1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  

2. Segundo a Política Nacional de Assistência Social/PNAS- 2004, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) comporta quatro tipos de gestão, dos municípios, do Distrito Federal, dos estados e da União. No caso dos
municípios, três níveis de gestão são possíveis: inicial, básico e pleno. Considerando o estabelecido na PNAS-2004, são requisitos para gestão básica:
  1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
3. A garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme regulamentação em lei, é uma previsão constitucional que atribui um benefício
4 São princípios que regem a assistência social:
5 O Art. 30 da LOAS (Capítulo V – Do Financiamento da Assistência Social) estipula que, para que haja o repasse de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social da União para os Municípios, Estados e Distrito Federal, é necessária a efetiva instituição e funcionamento, dentre outros,
6 A LOAS, em seu Art. 12, afirma ser competência da União, dentre outras funções,
7 O SUAS define e organiza os elementos essenciais à execução da política de assistência social, possuindo, como eixos estruturantes,
8 Se o idoso ou seus familiares não possuir condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento no âmbito:
9 Em relação à saúde e à assistência social, está previsto na Constituição Federal brasileira que
10 A inclusão da Assistência Social na Constituição Federal Brasileira de 1988 significou a ampliação no campo dos direitos humanos e sociais e, como consequência, introduziu a exigência de

















G




GABARITO:

1. c
2. b
3. a
4. a
5. a
6. c
7. a
8. b
9. b
10. e




Confira também: