terça-feira, agosto 17, 2010

Fichamento do texto de Ernest Mandel - Introdução ao marxismo


  •        Nos Estados Unidos, 01% da população possui cerca de 56% do valor da bolsa; podemos dizer que 99% da população tem um poder econômico inferior ao de 0,1% da população;
·         Holding -> ações de várias empresas, controle efetivo das empresas;
·         A desigualdade sempre existiu, só não na pré-história, ou seja, na comunidade primitiva;
·         Desigualdade social é diferente de desigualdade de classe;
·         Sociedade capitalista -> duas classes fundamentais: a classe operária e a burguesa;
·         Classes que existiram no decorrer da história: camponeses e sacerdotes; senhores e funcionários; escravos e senhores; servos e senhores feudais; operários e capitalistas;
·         Na pré-história, o princípio de competição individual é considerado como condenável do ponto de vista moral;
·         A opressão de uma classe social por outra não é o produto da “natureza humana”, mas sim o de determinada “evolução” histórica da sociedade. Essa divisão não existiu sempre, nem existirá sempre.
·         A divisão da sociedade em classes constitui a fonte dos males sociais;
·         A história de todas as sociedades de classe é a história das lutas de classe que as dilaceram;
·         Lutas entre a classe exploradora e a classe explorada;
·         Idade Média -> senhores feudais x comunas livres
·         Tempos Modernos -> entre nobreza e burguesia
·         Capitalismo Moderno -> proletariado contra a burguesia;


Classes sociais -> determinada pela forma em que a sociedade se organiza na produção de bens;

·         Exploração do homem pelo homem não é natural, é histórico.

Cronologia:
Comunismo Primitivo (dependia da natureza)
9.000 A.C. – Revolução Neolítica = excedente (estocado) = manipulação da semente
3.000 A.C. – Violência (saques e roubos a outras tribos) = começo da escravidão = exploração
Feudalismo – escassez
Grandes Navegações – XVI
Século XVIII – Revolução Burguesa = indústrias = abundancia.

·         Grandes construções históricas são produto da exploração e escravidão do homem.
·         Burguesia -> primeira classe com projeto de uma nova sociedade na política e economia

Mundo Feudal -> quase que estático, a burguesia propõe uma revolução política e social.
·         Bandeiras da burguesia: liberdade, igualdade e fraternidade.
Liberdade = mercado
Igualdade = formal
Fraternidade = moral

·         Nós temos um sistema que produz, produz e produz, e faz com que uma parte da população sofra de escassez tão quanto no comunismo primitivo, isto é, hoje vivemos em uma sociedade que conheceu a riqueza, mas essa é para poucos, para a maioria, ainda há escassez, enquanto muitos desperdiçam;
·         Acumulação primitiva -> grandes quantidades de criança, péssimas condições de vida;
·         1848 -> os trabalhadores não acreditam mais nas bandeiras da burguesia, e começa a “construção” de um novo projeto de sociedade;
·         Ludismo -> quebra de máquinas, começa na Inglaterra, no Brasil ocorreu na década de 20/30 do século XX. No ludismo a revolta é com as máquinas e não contra a burguesia, não havia nesse momento uma análise crítica;
·         Burguesia quer manter os meios de produção fora do alcance dos trabalhadores;

Nenhum comentário :

Postar um comentário

terça-feira, agosto 17, 2010

Fichamento do texto de Ernest Mandel - Introdução ao marxismo


  •        Nos Estados Unidos, 01% da população possui cerca de 56% do valor da bolsa; podemos dizer que 99% da população tem um poder econômico inferior ao de 0,1% da população;
·         Holding -> ações de várias empresas, controle efetivo das empresas;
·         A desigualdade sempre existiu, só não na pré-história, ou seja, na comunidade primitiva;
·         Desigualdade social é diferente de desigualdade de classe;
·         Sociedade capitalista -> duas classes fundamentais: a classe operária e a burguesa;
·         Classes que existiram no decorrer da história: camponeses e sacerdotes; senhores e funcionários; escravos e senhores; servos e senhores feudais; operários e capitalistas;
·         Na pré-história, o princípio de competição individual é considerado como condenável do ponto de vista moral;
·         A opressão de uma classe social por outra não é o produto da “natureza humana”, mas sim o de determinada “evolução” histórica da sociedade. Essa divisão não existiu sempre, nem existirá sempre.
·         A divisão da sociedade em classes constitui a fonte dos males sociais;
·         A história de todas as sociedades de classe é a história das lutas de classe que as dilaceram;
·         Lutas entre a classe exploradora e a classe explorada;
·         Idade Média -> senhores feudais x comunas livres
·         Tempos Modernos -> entre nobreza e burguesia
·         Capitalismo Moderno -> proletariado contra a burguesia;


Classes sociais -> determinada pela forma em que a sociedade se organiza na produção de bens;

·         Exploração do homem pelo homem não é natural, é histórico.

Cronologia:
Comunismo Primitivo (dependia da natureza)
9.000 A.C. – Revolução Neolítica = excedente (estocado) = manipulação da semente
3.000 A.C. – Violência (saques e roubos a outras tribos) = começo da escravidão = exploração
Feudalismo – escassez
Grandes Navegações – XVI
Século XVIII – Revolução Burguesa = indústrias = abundancia.

·         Grandes construções históricas são produto da exploração e escravidão do homem.
·         Burguesia -> primeira classe com projeto de uma nova sociedade na política e economia

Mundo Feudal -> quase que estático, a burguesia propõe uma revolução política e social.
·         Bandeiras da burguesia: liberdade, igualdade e fraternidade.
Liberdade = mercado
Igualdade = formal
Fraternidade = moral

·         Nós temos um sistema que produz, produz e produz, e faz com que uma parte da população sofra de escassez tão quanto no comunismo primitivo, isto é, hoje vivemos em uma sociedade que conheceu a riqueza, mas essa é para poucos, para a maioria, ainda há escassez, enquanto muitos desperdiçam;
·         Acumulação primitiva -> grandes quantidades de criança, péssimas condições de vida;
·         1848 -> os trabalhadores não acreditam mais nas bandeiras da burguesia, e começa a “construção” de um novo projeto de sociedade;
·         Ludismo -> quebra de máquinas, começa na Inglaterra, no Brasil ocorreu na década de 20/30 do século XX. No ludismo a revolta é com as máquinas e não contra a burguesia, não havia nesse momento uma análise crítica;
·         Burguesia quer manter os meios de produção fora do alcance dos trabalhadores;

Nenhum comentário :

Postar um comentário